10 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa

Profissionais que passam longas horas no escritório não são raros nos dias de hoje. Mas quanto do dia de trabalho é gasto produtivamente é outra questão. Afinal, o que importa não é o número de horas que você passa no trabalho, mas sim a quantidade de trabalho que você faz nessas horas.

Não importa o que sua empresa faça, melhorar a produtividade de sua força de trabalho pode impulsionar sua lucratividade. Fazer mais com menos recursos é crucial no ambiente de negócios competitivo de hoje, e essa dinâmica provavelmente não mudará tão cedo. Isso significa que as empresas que conseguem obter mais produtividade de cada trabalhador e os melhores resultados são as que têm maior probabilidade de sucesso a longo prazo.

Então, o que você pode fazer como empregador para aumentar a produtividade no local de trabalho? Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para obter o melhor de seus colaboradores e garantir que sua produtividade seja levada ao nível máximo de excelência:

1. Não tenha medo de delegar

Embora essa dica possa parecer a mais óbvia, muitas vezes é a mais difícil de ser colocada em prática. Nós entendemos – sua empresa é seu bebê, então você quer ter uma mão direta em tudo que acontece com isso. Embora não haja nada de errado em priorizar a qualidade (afinal, é isso que torna um negócio bem-sucedido), verificar todos os pequenos detalhes em vez de delegar pode desperdiçar o valioso tempo de todos.

Em vez disso, atribua responsabilidades a funcionários qualificados e confie que eles executarão bem as tarefas. Isso dá aos seus funcionários a oportunidade de adquirir habilidades e experiência de liderança que, em última instância, beneficiarão sua empresa. Você os contratou por um motivo, agora dê a eles uma chance de provar que você está certo. Mas lembre-se que se o seu subordinado falhar, a responsabilidade continua sendo sua. Tão importante quanto delegar, é saber o que não delegar.

2. Pratique reforço positivo

Encoraje, motive e recompense. Diga aos funcionários que eles estão fazendo um bom trabalho e faça observações construtivas. Mais importante ainda, ofereça incentivos pessoais para aqueles que se destacarem e baterem metas – que tal oferecer um bônus extra, prêmios, vouchers ou mesmo um dia de folga extra?

Você deve indicar claramente o sucesso de um funcionário para outra equipe para cultivar um sentimento de satisfação para motivar os outros. Quando você incentiva seus funcionários a trabalhar mais e receber recompensas em troca, é mais provável que aumentem sua produtividade na lista de tarefas pendentes.

3. Instigue a responsabilidade em seus funcionários

Ao responsabilizar os seus trabalhadores pelas suas ações e decisões (independentemente da sua posição), incentive-os a serem mais cautelosos e meticulosos quando se trata do seu trabalho, minimizando assim o risco de erros.

Além disso, desenvolver responsabilidade em seus funcionários também lhes dá um senso de propriedade, para que eles também sintam que têm uma participação na empresa e como ela se comporta.

4. Evitar o microgerenciamento

A linha tênue entre gerenciamento e microgerenciamento pode ser difícil de distinguir. Com o microgerenciamento, o perigo está em seus funcionários se tornarem excessivamente dependentes de você e incapazes de tomar suas próprias decisões.

Para evitar esse cenário, comece a confiar em seus funcionários para operar em qualquer estilo com que se sintam à vontade para realizar o trabalho – afinal, eles foram aprovados no processo de seleção para a vaga, ou seja, eles possuem as habilidades necessárias para realizar o trabalho. E deixe claro qual é o resultado esperado, faça isso de maneira mensurável e não subjetiva. Ter fé nas habilidades de seus trabalhadores encoraja-os e fortalece-os com a confiança para dar tudo de si.

Por outro lado, não seja rápido em identificar a culpa sempre que surgirem problemas. Fale com ele primeiro para descobrir o que pode ser feito para evitar que o mesmo erro aconteça novamente.

5. Motivar e recompensar por bons resultados

Embora possa parecer senso comum, muitos empregadores não conseguem dar reconhecimento aos trabalhadores por um trabalho bem feito – o que pode resultar na queda do moral dos funcionários. Recompensar seus empregados esforçados com gratificações monetárias mostra claramente o quanto você valoriza seu trabalho e irá motivá-los a continuar fazendo o melhor para a empresa.

Mas e se as restrições orçamentárias impedirem você de aumentar? Não fique simplesmente em silêncio e espere que eles saibam que você reconhece seus esforços!

Dê palavras de encorajamento à sua equipe e garanta a eles que, uma vez que a situação melhore, eles serão recompensados ​​de acordo. Ou talvez, ofereça outras formas de recompensa, como uns dias de folga. Lembre-se, o reconhecimento pode vir de várias formas, não apenas monetárias.

6. Combine tarefas com habilidades

Conhecer as habilidades e os estilos comportamentais de seus funcionários é essencial para maximizar a eficiência. Por exemplo, um pensador criativo, inovador e extrovertido provavelmente é uma ótima pessoa para apresentar idéias aos clientes. No entanto, eles podem ter dificuldades se receberem uma tarefa mais orientada para detalhes e mais intensiva em regras.

Pedir que seus funcionários sejam bons em tudo não é eficiente; em vez disso, antes de dar uma atribuição a um funcionário, pergunte-se: essa é a pessoa mais adequada para executar essa tarefa? Caso contrário, encontre alguém cujas habilidades e estilos correspondam às suas necessidades.

7. Mantenha os objetivos claros e focados

Você não pode esperar que os funcionários sejam eficientes se não tiverem um objetivo focado. Se uma meta não for claramente definida e realmente alcançável, os funcionários serão menos produtivos. Portanto, tente garantir que as atribuições dos funcionários sejam tão claras e restritas quanto possível. Deixe-os saber exatamente o que você espera deles e diga-lhes especificamente o impacto que essa atribuição terá.

Uma maneira de fazer isso é garantir que suas metas sejam “SMART” – específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunas. Antes de atribuir uma tarefa a um funcionário, pergunte a si mesmo se ele se ajusta a cada um desses requisitos. Se não, pergunte a si mesmo como a tarefa pode ser ajustada para ajudar seus funcionários a permanecerem focados e eficientes.

8. Ofereça feedback

Não há esperança de aumentar a eficiência dos funcionários se eles não sabem que estão sendo ineficientes em primeiro lugar. É por isso que as avaliações de desempenho são essenciais – medir o desempenho de seus funcionários, realizar reuniões individuais para que eles saibam onde estão se saindo e quais áreas precisam trabalhar.

Aumentar a eficiência dos funcionários não é tudo sobre o que eles podem fazer melhor – algumas das responsabilidades também recaem sobre você. Mas, assim como seus funcionários, você não é capaz de adivinhar as coisas. Então, depois de analisar seus funcionários, pergunte a eles o que você pode fazer para ajudá-los a melhorar. Talvez eles gostariam de um pouco mais de orientação sobre certas tarefas, ou prefeririam um pouco mais de liberdade criativa. Pedir feedback não apenas lhe dá maneiras claras e imediatas de ajudar seus funcionários a melhorar, mas também incentiva uma cultura de diálogo aberto que permitirá o desenvolvimento contínuo ao longo do tempo.

9. Treinar e desenvolver funcionários

Reduzir o treinamento, ou cortar tudo junto, pode parecer uma boa maneira de economizar tempo e dinheiro da empresa (o aprendizado no trabalho é considerado um meio eficaz de treinar, afinal de contas). No entanto, isso pode acabar produzindo um efeito contrário. Forçar os funcionários a aprenderem seus trabalhos rapidamente pode ser extremamente ineficiente.

Portanto, em vez de os colaboradores tentarem, ao acaso, realizar uma tarefa sem orientação, aproveite o dia extra para ensinar-lhes as habilidades necessárias para realizar seu trabalho. Desta forma, eles podem começar a realizar suas tarefas por conta própria, e seu tempo não será desperdiçado no caminho respondendo a perguntas simples ou corrigindo erros.

Incentive o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Ajudá-los a expandir suas qualificações criará uma força de trabalho muito mais avançada, o que beneficiará sua empresa a longo prazo. Há várias formas de apoiar o desenvolvimento de funcionários: treinamentos de liderança, workshops, cursos, seminários, acompanhamento ou orientação, ou até mesmo o aumento de suas responsabilidades. Oferecer essas oportunidades proporcionará aos funcionários habilidades adicionais que lhes permitam melhorar sua eficiência e produtividade.

10. Implementar uma abordagem de melhoria contínua

Melhorar a produtividade é uma atividade contínua. Aqui estão algumas sugestões para a criação de um plano de melhoria contínua:

  • Comece avaliando a concorrência e as melhores práticas do seu setor, também conhecidas como benchmarking. Mas não copie planos de outras empresas – desenvolva uma que funcione para sua empresa.
  • Obtenha ajuda externa para avaliar as fraquezas e os pontos fortes de sua empresa. Isso lhe dá um ponto de vista objetivo a partir do qual você pode melhorar a produtividade e redesenhar os processos.
  • Adote uma abordagem passo a passo em vez de abordar tudo de uma vez. Concentrar-se em algumas prioridades permitirá que você veja os resultados mais rapidamente.
  • Designe equipes específicas para problemas ou processos específicos para redesenho.
  • Procure por conquistas inovadoras. Pequenas melhorias podem se transformar em grandes aumentos de produtividade.
  • Meça seus resultados. Idealmente, isso deve ser feito por uma parte externa objetiva.

Por isso, poucas coisas são tão importantes para o sucesso de uma empresa do que seus colaboradores. Se seus colaboradores estão satisfeitos, sua produtividade aumentará e isso é exatamente o que você precisa para ajudar sua empresa a crescer.

Fonte: Portal Dale Carnegie.



Fonte: https://portaldalecarnegie.com/10-dicas-para-aumentar-produtividade-da-sua-empresa/

Start typing and press Enter to search

1
Olá
Podemos ajudar?
Clique na seta abaixo para iniciar uma conversa conosco
Powered by